Grupos de agricultores visitam a Expointer

No dia 1º de setembro 42 agricultores de nosso município visitaram a Expointer 2017, durante a 40ª edição do evento.

Para viabilizar a excursão, a Prefeitura Municipal de Glorinha contou com apoio da Gerência Regional Metropolitana do SEBRAE, tendo como responsável a técnica Kamille Schmidt These.

Pela manhã as famílias tiveram palestras no Salão do Empreendedor, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE-RS, através do programa “Juntos para Competir”, que conta este ano com a parceria da Fecomércio/SENAC-RS e do SENAI-RS, onde foram evidenciados vários setores do setor agropecuário, tais como:

• Vitrine da Carne: Oficinas demonstrativas de técnicas de desossa e preparo de receitas com cortes de carne bovina, ovina e suína das principais raças criadas no Rio Grande do Sul.
  • Espaço de gastronomia: Mostra de produtos gaúchos que compõem os segmentos apresentados: azeites, carnes, queijos e derivados lácteos, vinhos, espumantes e mel. Cook shows com receitas contendo os produtos apresentados.
  • Tecnologia e Inovação: Novas tecnologias com informações sobre os segmentos apresentados: Óculos 3D com restaurante modelo, estufa modelo e o negócio de queijo modelo.
  • Arena do Conhecimento: Dedicada à realização de palestras e debates que vão desde o campo até a comercialização dos produtos apresentados em cada segmento, passando por temas como inovação e serviços.
  • Salão Digital: Todos os conhecimentos apresentados no Salão do Empreendedor disponíveis também para consulta e download no ambiente digital.
  • Apicultura: Apresentação da viabilidade do negócio, técnicas de boas práticas apícolas e panorama do mercado: atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações.
  • Leite e derivados: Tudo sobre os negócios relacionados a queijos e derivados lácteos; estrutura necessária, legislação e oportunidades de mercado.
  • Horticultura: Estufa modelo para as culturas de morango, alface e tomate.
  • Pecuária de corte: Atributos de diferenciação da carne bovina produzida no RS.
  • Ovinocultura: Visão prática da cadeia a partir da apresentação dos seus principais produtos: carne e lã.
  • Olivicultura: Informações sobre a cadeia produtiva da olivicultura, apresentação do zoneamento edafoclimático da Olivicultura para o Rio Grande do Sul, confeccionado pela Embrapa Clima Temperado, que considera a aptidão de solo, clima e relevo, além de exposição dos azeites produzidos no Estado.
  • Vitivinicultura: Mapa interativo das regiões produtoras do Estado e informações da cadeia produtiva, da videira ao mercado.

Na parte da tarde, os integrante do grupo puderam visitar outros atrativos da Expointer. Para os participantes, a busca de conhecimento é muito importante para o fortalecimento das atividades que já estão e poderão ser desenvolvidas pelas famílias rurais, sendo fundamental o conhecimento de ambientes diferentes e, com técnicos à disposição, para esclarecer dúvidas e saber as novidades que o setor oferece.

Também participaram da Expointer um Grupo de 30 agricultores organizados pela EMATER.