Aprovado teste de telemedicina no Maracanã

Com a instalação do toten para realização de consultas por telemedicina na Unidade de Apoio do Maracanã, a secretaria municipal de Saúde avança na implantação da nova tecnologia. Na manhã dessa quinta-feira, 04, ocorreu o primeiro teste na localidade que garantiu o pleno funcionamento do equipamento, que estará disponível a partir de 15 de junho, para consultas e atendimento dos moradores.

Na ocasião, o secretário Márcio Centeno acompanhou o processo de testes e constatou que o serviço está pronto para ser disponibilizado. “Serão três dias da semana em que as consultas serão por telemedicina, aqui nessa unidade. Confirmamos que a comunicação por internet está funcionando e a nossa enfermeira já se apropriou do processo de operação do toten”, revelou.

O casal Valdir e Elisabete Geiger foram os pacientes para o teste da telemedicina, que gostaram do novo método. “Desse jeito é mais fácil de conversar com o médico, antes tínhamos que esperar a visita deles aqui no Maracanã. Com certeza vai melhorar para todos”, defendeu Elisabete. A enfermeira Daniela Duarte, que atua na unidade, será a responsável por fazer a mediação entre médico e paciente, além de operar o toten.

Como funciona:

A nova tendência de atendimento médico é a telemedicina. Ela consiste em realizar consultas por meio virtual. Por uma videochamada de qualquer lugar, o médico conversa com o paciente que está na unidade de saúde acompanhado de um enfermeiro, que faz a triagem e opera o equipamento. Esse método facilita a comunicação e permite que médicos e enfermos não precisem fazer grandes deslocamentos para trabalhar ou de ter atendimento.