COMUNICADO COVID-19 | Testes para a população

Recentemente a Prefeitura de Glorinha obteve mais de 600 testes rápidos e exames do tipo swab. Esse material já está fazendo a diferença na detecção do coronavírus em nossa comunidade. O detalhe que freia a confirmação de resultados é que os exames encaminhados ao laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul estão com demora de 10 ou mais dias, em razão da demanda para todo o povo Gaúcho, em 497 municípios.

Com os testes rápidos em mãos, a Vigilância Epidemiológica de Glorinha está percorrendo a cidade e testando segmentos sociais que estão mais vulneráveis ao contágio. Já estão sendo testados os comerciantes e os policiais que atuam no município. Porém, a ação tem método e limite de recursos humanos para sua realização. Desde o início da pandemia mais 10 profissionais de saúde foram contratados e nos próximos dias será aberto o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19, uma conquista de Glorinha junto ao Governo Federal.

A partir desse quinta-feira, 27, motoristas de taxis e de aplicativos foram testados, assim como como os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é testar grande parte da população, porém, com método e dentro dos limites de sua estrutura e com a aquisição de mais testes. Em breve, outros departamentos públicos terão seus servidores testados. Motoristas de ônibus e de caminhão, também.

A Prefeitura atua em várias frentes para atender a demanda da população durante a pandemia. A Secretaria de Educação vem buscando e qualificando meios digitais para a aplicação de conteúdos aos alunos da rede municipal. Também, já discute e estuda alternativas de como serão os padrões sanitários de uma possível volta às aulas, quando for possível e seguro. O Desenvolvimento Social está diariamente atendendo aqueles que estão desassistidos, em razão da crise gerada.

Por isso, o momento é de serenidade e de clareza. Todos serão testados, na sua hora e no seu tempo. Estamos em Bandeira Vermelha FLEXIBILIZADA, o que permite uma maior liberdade as atividades comerciais e individuais. Aos poucos Glorinha retoma a normalidade, mas precisa que seus munícipes mantenham o distanciamento social e o uso de máscaras. A Prefeitura está trabalhando e planejando suas ações para que todos sejam contemplados com bem-estar e segurança.