Cursos gratuitos do Pronatec Oferta Voluntária

A Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Turismo e Esportes, por intermédio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal, disponibilizará mais 190 vagas em 19  cursos de formação inicial e continuada (FIC), através do Pronatec Oferta Voluntária.

As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 02 de dezembro, na Sede da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Turismo e Esportes.

Os cursos oferecidos são:

Cursos Número de Vagas
Agente Comunitário de Saúde 10 vagas
Almoxarife 10 vagas
Assistente Administrativo 10 vagas
Assistente de Recursos Humanos 10 vagas
Assistente Financeiro 10 vagas
Gestor de Micro Empresa 10 vagas
Inglês Básico 10 vagas
Operador de Caixa 10 vagas
Recepcionista 10 vagas
Vendedor 10 vagas
Agente de Alimentação Escolar 10 vagas
Ajudante de Obras 10 vagas
Assistente de Secretaria Escolar 10 vagas
Auxiliar de Farmácia de Manipulação 10 vagas
Auxiliar de Fiscalização Ambiental 10 vagas
Auxiliar de Saúde Bucal 10 vagas
Cuidador de Idoso 10 vagas
Operador de Computador 10 vagas
Recepcionista em Serviços de Saúde 10 vagas

Para se inscrever nos cursos os interessados devem:

• Apresentar RG e CPF;
  • Ter idade superior a 15 anos;
  • Não ser servidor público;
  • Ter acesso à internet;
  • Cadastrar e-mail válido.

Lembrando que os cursos são gratuitos, na modalidade EAD (à distância) e com duração média de 4 meses. Os alunos que se inscreveram no lote anterior não poderão se inscrever no 3º lote.

Pronatec Oferta Voluntária

Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes – para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presencial e a distância. A oferta será feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.