EDUCAÇÃO | Força tarefa para volta às aulas

Com mais de quatro meses sem aulas presenciais na rede pública de ensino, a Prefeitura de Glorinha criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), com objetivo de propor soluções e mecanismos de segurança contra o coronavírus, que garantam a saúde e o bem-estar de toda comunidade escolar, tendo como meta a retomada das aulas nas escolas. O órgão é formado por diversos representantes das secretarias de educação, saúde e assistência social.

Na última sexta-feira, o COE-E fez sua primeira reunião virtual e deu início aos trabalhos. As deliberações iniciais são necessidades de coletar inúmeras informações, como experiências de outras localidades e bem como o monitoramento dos casos em Glorinha e região, pois esse fator será determinante sobre a volta às aulas, como apontou o prefeito Darci Lima da Rosa.

“Esse Centro tem como missão encontrar o melhor cenário para o retorno das aulas e definindo protocolos a serem aplicados. São profissionais qualificados e comprometidos com o serviço público. A medida que ocorrer mais encontros virtuais e houver mais acumulo de informações, poderemos ter uma visão mais clara de quando as crianças e os profissionais da educação retornarão às salas de aulas”, explicou o Prefeito.

Aulas a distância

Mesmo com as aulas presenciais suspensas, a Secretaria de Educação e a rede escolar seguem trabalhando para garantir o cumprimento do ano letivo de 2020. Durante o período de afastamento, todos os alunos recebem atividades e conteúdos para desenvolverem em suas casas, seja por meios digitais ou impressos. Além disso, os alimentos que seriam utilizados na produção da merenda escolar estão sendo doados às famílias de alunos cadastradas no Bolsa Família.

Integrantes do COE-E:

Presidente: Lígia Araújo

Representante da Secretaria Municipal de Educação: Arlete Souza Coelho.

Representante da Secretaria Municipal de Saúde: Gilmara Michel de Almeida.

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Maristela Stiehl e Ricardo Soster Santa Maria.

Das escolas:

EMEI Maria Celma Mendes Peralta: Ana Paula Flores, Tiago Ramazzini e Maria Guimarães da Silva.

EMEI Isdra Abraham Isdra: Sheila dos Santos Rosa, Adriana Oliveira da Silva, Sonia de Mattos.

EMEF Álvaro Ferrugem: Ana Claudia Soares, Anelise de Souza Adam, Maria Luiza Bordignon.

EMEF Coronel Sarmento: Bianca Zimmermenn, Alenise Feck Buhl, Erilene Nunes Lopes.

EMEF São Pedro: Adriana Neves Pereira, Ana Paula de Jesus, Geneci Nunes.

EMEF Ary Soares: Alexandre Mota Silveira, Aline Pereira Schmidt, Maria Estér Soares.