ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ACADEMIA DE SAÚDE E ACADEMIA AO AR LIVRE

Nos últimos dias, nos deparamos com algumas dúvidas sobre a Academia de Saúde, que foi inaugurada na ultima sexta-feira. Alguns munícipes acabaram por questionar a funcionalidade e a localidade da Academia.

Primeiramente, precisamos esclarecer que a academia que foi inaugurada é a Academia de Saúde, paga pelo Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar. No caso, NÃO se trata de uma Academia ao Ar Livre ou Academia Esportiva, que é composta por aparelhos simuladores de exercícios.

Conforme o Programa Academia de Saúde, esta academia tem como finalidade promover as práticas de atividades saudáveis nos grupos de maior risco, como: idosos, gestantes, hipertensos e pacientes das Unidades de Saúde. Sua implantação deve ser próxima as Unidades de Saúde do município e contará com o auxilio de um professor de Educação Física.

A academia poderá ser usada por todos, mas sua destinação é direcionada para exercícios leves, alongamentos, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável e para práticas integrativas e complementares. A academia conta também com um espaço coberto.

Separamos alguns questionamentos pertinentes, para responder para vocês.

– Já foram colocados os aparelhos na Academia de Saúde?

Não. Conforme mencionado anteriormente, a Academia de Saúde, que foi inaugurada, não contem aparelhos de simulação de ginástica. Esta academia tem como característica principal, o modelo estrutural para o atendimento em pessoas idosas, hipertensas e gestantes. Sua implantação, conforme o programa do Ministério da Saúde, é estar próxima das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Por tanto, a academia serve como um serviço ligado à saúde municipal, trazendo atividade física e as práticas corporais como as principais ações de intervenção sobre os fatores de risco de doenças e sedentarismo, para estes grupos.

– A Academia que foi inaugurada está bem localizada?

Conforme o Programa Academia de Saúde, entre as suas especificações, estão à obrigatoriedade de sua implantação próxima a Unidades de Saúde do município.

– A Academia ao Ar Livre é destinada preferencialmente aos idosos?

Não. A Academia ao Ar Livre ou Academia Esportiva é a academia destinada a todas as pessoas. Estas possuem aparelhos que simulam exercícios físicos, com placas indicativas informando ao cidadão seu uso adequado. São adquiridas através de aporte financeiro advindo do Ministério do Esporte e podem ser implantadas em locais e/ou praças públicas.

– É bem iluminada a noite?

O espaço envolto ao da Academia ainda esta em desenvolvimento. Atrás da Academia de Saúde se encontra o Loteamento Rosa I (em fase de execução), onde terá iluminação pública padrão e uma rua lateral, que ligará à Rua Maria Celeste Ferrugem Rosa. Ao lado da Academia, terá uma praça com palco multiuso, que também está em fase de execução. Sendo assim, o espaço está em desenvolvimento, e certamente será um belo local de uso público para todos os munícipes.

Esperamos ter sanado algumas dúvidas.

Estamos sempre a disposição para sanar e esclarecer todas e quaisquer dúvidas do serviço publico prestado.