Escolas retomam plantões para entrega de atividades domiciliares

Ana Luíza quis rever a escola e a professora

O pequeno João Manoel mal assistiu suas primeiras aulas no jardim da Escola Municipal Ari Soares e já teve que ficar em casa, em razão da pandemia. Ele nem fez as primeiras amizades, mas sabe do compromisso de fazer suas atividades. Ontem pela manhã, sua mãe, Sara dos Santos, fez questão de buscar os materiais que o João Manoel desenvolverá durante o próximo mês, enquanto não há o retorno às aulas. “Se deixar, ele quer fazer tudo de uma vez, mas não dá. Cada dia tem o conteúdo para ser trabalhado”, revelou Sara.

João Manoel mistura as atividades com brincadeiras

A partir dessa terça-feira, (16/06), as escolas da rede municipal retomaram o sistema de plantões, com a presença de parte da equipe, para disponibilizar materiais didáticos aos alunos, para a realização das tarefas durante a quarentena. A entrega é feita aos pais ou responsáveis. O funcionamento dos plantões ocorre às terças e quintas-feiras das 8h às 14h, nas escolas da rede municipal de ensino como explicou a secretária de Educação, Lígia Araújo.

“As escolas estão organizadas na distribuição de tarefas. Cada turma tem seu grupo de whatsapp, em que os professores interagem com os pais e estudantes, seja passando conteúdos ou tirando dúvidas. A volta dos plantões é para aqueles que precisam de material impresso para realizar os estudos, ao mesmo tempo que os alunos devolvem as atividades anteriores para correções. Desse forma, conseguimos dar andamento ao ano letivo”.

Desde o início da pandemia a E.M.E.F. Ari Soares se organizou e preparou as atividades domiciliares, para o desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos, é o que relevou o diretor, Alexandre Silveira. “Estamos em quarentena desde 18 de março, mas antes dessa data já nos preparamos, pois era eminente a parada. Assim, podemos dar fluxo de atividades para os nossos 625 alunos. Conseguimos passar conteúdos por e-mail ou whatsapp, essas ferramentas digitais nos dão agilidade e atenção especial a cada aluno”.

O primeiro dia de plantão também movimentou a E.M.E.F Álvaro Ferrugem, como relatou a diretora Ana Cláudia Soares. A gestora comentou que 88% dos pais devem retirar as atividades impressas. “A maioria dos nossos alunos não possui impressora, mesmo assim, pedimos que eles fiquem em casa e tentem resolver suas dúvidas com os professores por e-mail e telefone e que venham aqui apenas se for indispensável”.