Estabelecido o valor destinado à Glorinha através da Consulta Popular 2018

O COREDE Metropolitano Delta do Jacuí reuniu, nesta terça-feira (10), os representantes de Glorinha, delegado da Consulta Popular Dorival Dirceu Medinger, diretora da Secretaria de Governo e Habitação Josiane Dorneles, André Medinger e os das cidades de Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul, também classificadas a receber recursos oriundos da Consulta Popular 2018. O objetivo do encontro foi definir os valores que serão destinados a cada município, de acordo com os critérios da Consulta Popular, considerando a proporcionalidade do número de votantes e eleitores de cada município, além das prioridades votadas.

O valor total arrecadado foi de R$ 4.046.954,54, sendo Glorinha beneficiada com R$ 1.278.426,01. Os números quase dobraram em relação ao ano de 2017, que a Consulta Popular obteve um resultado total de R$ 2.045.714,30 e Glorinha recebeu R$ 618.241,36.

Na votação das demandas realizada entre os dias 26 e 28 no município, a população votou em cinco que consideravam prioridade. Com base nestes dados, a verba recebida será investida na ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS; reaparelhamento dos Órgãos da Segurança; videomonitoramento e cercamento eletrônico; Saúde da Família: aquisição de veículos e infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber.

É importante ressaltar que os recursos da Consulta de 2018 serão embolsados somente em 2019 e os valores ainda podem sofrer alterações técnicas.

A próxima reunião acontecerá no dia 25 de julho, às 9h, na Câmara de Vereadores de Glorinha, em que os técnicos do COREDE Metropolitano Delta do Jacuí debaterão sobre os investimentos que podem ser realizados com essa verba.