Glorinha conquista mais de 200 exames ‘swabs’

O município foi contemplado com mais de 200 exames ‘swabs’, junto ao Laboratório Central do Governo do Estado. Esse método é aquele que detecta a presença do vírus e dá com precisão o diagnóstico da doença, sem precisar fazer isolamento e aguardar 10 dias. A notícia foi comemorada pela Vigilância Epidemiológica.

“Estávamos trabalhando com os testes rápidos, que para terem segurança no resultado, era necessário deixar a pessoa 10 dias em isolamento para depois fazê-lo. Se contar, que nesse procedimento não é identificado o vírus e sim a alteração de anticorpos no organismo”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Centeno.

A aplicação desses exames será definida em procedimento médico de acordo com a necessidade dos casos, nas unidades de saúde de Glorinha. Com esse recurso, deve diminuir os casos de isolamento em Glorinha.

Como funciona:

As amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial (zaragatoa) ou “swab” (nas narinas, atingindo a Nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal). A coleta é para ser indolor, mas pode causar algum desconforto ao atingir o local.