Glorinha recebe veículo para inspeção sanitária de produtos do município

Hoje pela manhã o prefeito interino Marcius Terres participou do ato de entrega de novos veículos para a inspeção sanitária para municípios gaúchos. A solenidade, realizada no Palácio Piratini, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Ernani Polo, do diretor de Inspeção dos Produtos de Origem Animal – Dipoa, Vilar Gewehr, dos secretários municipais Régis Fonseca (Saúde) e Renato Bonadiman (Governo e Habitação) e do ex-prefeito Dorival Medinger.

Para o governador José Ivo Sartori, o investimento é resultado do esforço coletivo e de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. “O que estamos entregando hoje é essencial para produzirmos alimentos de qualidade e em condições adequadas. Este ato reforça o desenvolvimento da economia local, contribui para a modernização do serviço de defesa agropecuária e também beneficia pequenos produtores”, afirmou.

Cada veículo custou R$ 43 mil, com recursos do convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do governo federal.

As prefeituras beneficiadas integram o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf), que permite a comercialização de produtos inspecionados em todo o Rio Grande do Sul, e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que permite a venda para todo o país. Atualmente, mais de 20 prefeituras aderiram ao sistema e mais de 400 solicitaram inclusão no Susaf.

Foram beneficiados pelo Susaf os municípios de Garibaldi, General Câmara, Não-Me-Toque, Pouso Novo, Cerro Largo, São Miguel das Missões, Maximiliano de Almeida e Bento Gonçalves. Já pelo Sisbi são Glorinha, Marau, Caxias do Sul e Engenho Velho.

Texto e edição: Letícia Bonato/Secom e Sílvia Lago/Secom