GLORINHA RESPONSÁVEL | Há todos os remédios para Covid-19, no Município

Nos últimos dias, algumas cidades estão adotando a distribuição irrestrita de medicamentos no chamado ‘Kit Covid-19’. Tal ação tem gerado indagações na população de Glorinha e parte dela tem solicitado a mesma iniciativa do poder Executivo. A secretaria municipal de Saúde informa que todos os medicamentos necessários ao tratamento do coronavírus estão disponíveis gratuitamente na Farmácia Municipal, porém necessitam de receita médica para sua liberação, de acordo com as restrições de cada paciente.

O secretário de Saúde, Márcio Centeno, garante que qualquer cidadão que necessitar de tratamento de Covid-19 terá a medicação. No entanto, ele adverte que distribuir o kit de remédios indiscriminadamente, além de gerar custos ao Município, não tem nenhuma comprovação científica sobre sua eficácia no combate à doença.

“Sempre tivemos todos os remédios que compõe esse kit. Eles são dados gratuitamente quando os médicos, das nossas unidades, os receitam. Ou seja, quem precisar vai ter. As pessoas têm que compreender que não há comprovação médica que esse kit realmente funciona. E ainda, é um fato clínico que tomar remédios sem ter sintomas só aumenta a resistência do organismo, ou seja, quando a pessoa realmente precisar da medicação, terá que tomar doses maiores para obter efeito. Sendo assim, não há porque Glorinha fazer grande investimento na compra desses kits para suprir toda a população, sem necessidades. Por isso, quero dizer, que nesse momento, estamos sendo responsáveis e agindo conforme as orientações do Ministério da Saúde. Temos a medicação para quem precisa e não vamos fazer ações sem embasamento técnico, apenas para atender uma vontade de parte da população”, revelou o secretário Márcio Centeno.