Implantação do sistema de prontuário eletrônico PRONIM SP na rede municipal de Saúde

  No começo deste mês iniciou-se, na rede de saúde de nosso município, a implantação do PRONIM SP, um sistema de prontuários eletrônicos. O sistema facilitará a vida do profissional de saúde, reduzindo o trabalho e agilizando uma série de processos. Os ganhos para o paciente, principalmente na questão da segurança e da precisão do diagnóstico, também são substanciais. Os prontuários eletrônicos eliminam uma boa parte da papelada, e podem reduzir o tempo que os funcionários passam arquivando informações do paciente. Quando um profissional de saúde precisa de acesso a dados que são armazenados em um prontuário eletrônico, eles estão disponíveis em instantes, diferente do prontuário no papel.

  Alguns prontuários eletrônicos permitem que os profissionais tenham acesso às informações clínicas mesmo quando fora do consultório. Os benefícios desta flexibilidade e fácil acesso às informações tornam-se claros em consultas de urgência e emergências, uma vez que incentiva um processo de coordenação de cuidados eficiente. Quando o paciente dá entrada na unidade de saúde, todo o seu histórico clínico já está disponível ao profissional que o atende. Com sua prescrição mais segura, o prontuário eletrônico pode alertar os médicos quando uma receita pode ser perigosa para o paciente. Eles podem comparar a medicação prescrita com informações contidas no prontuário. Se houver possibilidade de uma interação negativa com outra medicação que o paciente utiliza, o sistema pode enviar um alerta para evitar uma grave complicação. O mesmo alerta pode ocorrer na presença de alergias medicamentosas.

   Uma das grandes vantagens de um sistema de prontuário eletrônico é a integração entre os diversos profissionais de saúde. Todos os envolvidos na linha de cuidados – médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, etc – podem acessar e registrar informações. É possível, assim, realizar um tratamento multidisciplinar de melhor qualidade. O paciente pode, inclusive, no mesmo dia se consultar com profissionais de diversas áreas da mesma unidade de saúde – ou unidades diferentes da mesma rede – sem que se necessite da burocracia do transporte do prontuário físico.