Inauguração do Sistema de Videomonitoramento

A tarde de ontem (13) ficou marcada na história de nosso município pela inauguração do Sistema de Videomonitoramento. A solenidade, realizada na Sede do 17º Batalhão – Brigada Militar de Glorinha, contou com a presença do prefeito municipal Darci José Lima da Rosa, dos secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio Soares, do Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Vanderlei Padilha, do Comandante do 6º GPM do 17º Batalhão de Glorinha, Sargento Gustavo Gnoatto, dos demais vereadores e representantes de entidades do município.

O Sistema de Videomonitoramento, agora em funcionamento em nossa cidade, conta com 06 câmeras em pontos estratégicos e é resultado de uma conjunção de esforços da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Brigada Militar e da Prefeitura Municipal de Glorinha, firmada através do Convênio nº 124/2016.

A Prefeitura Municipal ficou responsável pelos recursos financeiros para a implantação do sistema e sua infraestrutura, enquanto que a Secretaria de Segurança, com o espaço para instalação da sala de operações, junto à Brigada Militar do município, que se responsabiliza pelo trabalho de acompanhamento de operação do sistema de forma integrada, qualificando os serviços de policiamento ostensivo.

A implantação do sistema foi custeada com recursos próprios do município, através da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, no valor de R$ 122.475,90 (cento e vinte e dois mil e quatrocentos e setenta e cinco reais e noventa centavos), para 14 meses.

O sistema implantado foi dividido em três etapas:  obras e instalações, compreendendo postes, braços de sustentação, rede elétrica e protetores contra surto, que são de propriedade da Prefeitura, no valor de R$ 21.975,90 (vinte e um mil e novecentos e setenta e cinco reais e noventa centavos); serviços de montagem e ativação de pontos e da central de monitoramento, na Sede da Brigada Militar, bem como treinamento de operadores, no  valor de R$ 16.500,00 (dezesseis mil e quinhentos reais); locação de equipamentos, sendo 06 câmeras de videomonitoramento, computadores, serviços de manutenção e outros necessários ao funcionamento, no valor de R$ 84.000,00 (oitenta e quatro mil reais), para 12 (doze) meses, correspondendo a R$ 7.000,00 mensais, cujo contrato pode ser prorrogado até o limite de  48 (quarenta e oito) meses.

Com a implantação deste sistema, o município está apto a participar do Sistema de Segurança Integrada do Rio Grande do Sul, lançado recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A utilização do Sistema de Videomonitoramento, entregue oficialmente na tarde de ontem à população glorinhense, visa não só apoiar o combate ao crime de forma integrada e organizada, ou inibir as ações ilícitas, mas também agir de forma preventiva, otimizando recursos e multiplicando o atendimento à população. Comprovadamente, verifica-se que o simples emprego desse avançado aparato tecnológico já reduz significativamente os índices de criminalidade nas cidades e traz maior sensação de segurança à população.

Em seu discurso, o Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Vanderlei Padilha, parabenizou e agradeceu a Administração Municipal pelo investimento nessa ferramenta que muito auxiliará na luta por uma Segurança Pública melhor para Glorinha, e destacou as palavras do prefeito Darci José Lima da Rosa, ressaltando sua luta por uma saúde melhor, pela geração de emprego e por um educação de qualidade, pois, segundo Padilha, não existe Segurança Pública sem polícia, saúde e educação.

Além dos recursos próprios do município, o Governo Municipal tem empenhado esforços para obtenção de recursos, através de projetos e de emendas parlamentares, junto ao Ministério da Justiça, para serem aplicados na Segurança Pública de Glorinha. É importante destacar, também, que Glorinha ficou classificada em primeiro lugar na Consulta Popular 2017/2018, através de uma grande mobilização da Administração Municipal, dos delegados da Consulta Popular, dos vereadores e da comunidade, obtendo 2.074 votos – aproximadamente 30% do total de eleitores do município – e R$ 618.241,36, sendo R$ 284.490,51 para a área da Saúde e R$ 333.750,85, para Segurança Púbica.