Inclusão do município no Programa de Aquisição de Alimentos

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério da Rocha, juntamente com o deputado federal Jones Martins, esteve reunido com lideranças dos municípios de nossa região tratando sobre temas voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar. Aproveitando a oportunidade, o vereador Everaldo Dias Raupp, acompanhado do secretário de Governo e Habitação, Renato Gemelli Bonadiman, da secretária de Desenvolvimento Social, Isabel Castro e da coordenadora do SIM/SISBI, Sônia Brito, reforçaram o pedido de inclusão do município de Glorinha no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Criado em 2003, o Programa é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

O pleito já havia sido encaminhado ainda no mês de março de 2017 pelo prefeito municipal, Darci José Lima da Rosa e pelo secretário de Agricultura, Jean Medinger. Em seguida, foi encaminhado um Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, aprovado por unanimidade pelos vereadores do município. Em reuniões com agricultores do município, foi apresentado o PAA e sua possibilidade de comercialização de produtos também em mercados institucionais que recebam recursos Federais, como o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, onde no mínimo 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos de agricultores familiares ou cooperativas de produtores com aptidão ao PRONAF. Além do PNAE, agora também é exigido que universidades federais, presídios, exército e hospitais federais, também adquiram no mínimo 30% dos produtos de agricultores familiares.

Na oportunidade, o deputado federal Jones Martins reforçou o pedido para que o município seja atendido. O secretário Caio Rocha informou que ainda neste ano o município de Glorinha será inserido no Programa e logo após a formalização de convênio, poderá cadastrar os produtores no SISPAA – Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos, para fornecerem os produtos.

Essas são algumas alternativas para a agricultura familiar de nosso município, que está cada vez mais se desenvolvendo, com grande potencial de geração emprego e renda no meio rural.