MEIO AMBIENTE | Parceria para o reflorestamento das margens do Arroio do Pinto

Erosão pode ser causada por falta de vegetação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Glorinha, em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Gravataí (FMMA), vem trabalhando para reflorestar as margens do Arroio do Pinto, afluente que marca a divisa dos dois municípios. O objetivo é reflorestar, com árvores nativas, 30 metros das margens e adequando o local às normas da Lei Florestal n° 12651/2012. Essa iniciativa precisa da colaboração dos proprietários das terras por onde corre o Arroio.

“O reflorestamento não envolve custo aos proprietários das terras e ainda tem manutenção periódica gratuita”, revelou a bióloga Priscila Kiscporski, responsável pelo projeto na Secretaria de Meio Ambiente. A ação tem como aliadas empresas que dão suporte na compensação ambiental de outros empreendimentos. “Conforme a implantação de empresas e loteamentos, por exemplo, são necessárias reparações ambientais e há assessorias que fazem esse tipo de trabalho. Elas plantam e monitoram os locais reflorestados, sem nenhum ônus aos proprietários das terras por onde passa o Arroio. Nós, da secretaria, facilitamos essa aproximação”, explicou.

Reflorestamento cria corredor ecológico

Procura-se proprietários

Uma das dificuldades da Secretaria de Meio Ambiente é em localizar e ter permissão dos proprietários para concluir o plantio. “Já temos uma longa extensão de vegetação nas margens do Arroio do Pinto, isso é importante. O reflorestamento também ajuda na valorização da propriedade. A lei é clara quanto ao uso da terra e até 30 metros das margens não pode haver depredação, logo, esse plantio gratuito é uma grande oportunidade aos proprietários”.

Quem quiser oferecer espaço para o plantio de árvores nativas, basta ligar para a Secretaria do Meio Ambiente (51) 3487-1516.