MEIO AMBIENTE – Projeto: Corredores Ecológicos

Projeto corredores Ecológicos promove plantio de quase 6.500 mudas de espécies nativas em Glorinha

No último trimestre, a Secretaria de Meio Ambiente, indústria e comércio organizou o plantio de 6480 mudas de espécies nativas às margens de cursos d’água localizados no Morro do Tigre através do Projeto Corredores Ecológicos.

O projeto tem como objetivo principal o aumento dos corredores ecológicos através da recuperação das Áreas de Preservação Permanente de arroios e nascentes localizados em Glorinha. Os benefícios da implantação do mesmo são muitos: aumento da quantidade e qualidade da água na Bacia do Gravataí, conexão entre fragmentos florestais, proporcionando o trânsito de animais silvestres; aumento da diversidade local; proteção dos arroios contra erosão e assoreamento, embelezamento dos ambientes, entre outros.

Os plantios realizados são devidos à necessidade de Reposição Florestal Obrigatória de empreendimentos localizados em Gravataí (com quem Glorinha possui convênio para a execução deste projeto) e outros municípios da Bacia do Gravataí, assim como compensações devidas pelos munícipes de Glorinha sobre ações autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente. Segundo a bióloga Priscilla Kiscporski, servidora responsável pelo projeto neste município, o plantio dessas mudas na localidade do Morro do Tigre, juntamente com a retirada de eucaliptos e Pinus das margens dos arroios, tem por objetivo, na região, o aumento do fluxo de água nestes arroios, que atualmente está bem reduzido.

Legislação

De acordo com o Código Florestal, as margens de cursos d’água até 10 metros de largura, como é o caso dos arroios de Glorinha, necessitam de uma faixa com vegetação nativa de até 30 metros em cada margem (salvo casos especiais). Para além dos benefícios ambientais, a implantação do projeto promove a oportunidade de atender a esta legislação às expensas do empreendedor que precisa realizar a reposição florestal, ou seja, o plantio, cercamento e manutenção das mudas não geram custos para o proprietário.

Caso a sua propriedade possua nascentes ou cursos d’água que precisam ser recuperadas, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Indústria e Comércio através do telefone (51) 3487-1516 e registre o seu interesse.

Secretaria de Meio Ambiente, Indústria e Comércio.