PESQUISA | Questionário para saber sobre o acesso dos alunos à internet

Qual o tipo de internet na sua casa? Você acha que o sinal é bom? Essas são algumas das perguntas que compõe a pesquisa sobre acesso à internet, realizada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), direcionada aos pais. A iniciativa pretende compreender o perfil e o consumo de dados nos lares dos alunos da rede municipal de ensino.

“Um dos motivos dessa consulta é diagnosticar o acesso à internet, para análise e elaboração de planos e métodos para o ensino a distância, em razão da pandemia”, revelou a presidente do CME, Maristela de Oliveira. Ela salienta que, em razão do coronavírus e da urgência do distanciamento social e o fim das aulas presenciais, as escolas não tiveram tempo em desenvolver ferramentas digitais para o ensino virtual, realidade em todo o país. “Precisamos saber as condições dos alunos no acesso à internet, para depois a SME ter embasamento de elaborar um plano pedagógico mais adequado à situação atual”, concluiu.

Os questionários seguem uma linha padrão, porém foram desenvolvidos de acordo com cada escola municipal. “A pesquisa foi desenvolvida na plataforma Google Forms e está sendo enviada por e-mail ou whatsapp pelos professores e diretores das escolas aos pais. Sabemos que muitos não têm esse acesso, por isso, podem solicitar uma cópia impressa da escola. Quem tiver dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, basta ligar para a escola de seu filho”, afirmou.

21 de agosto: É o prazo para a entrega da pesquisa às escolas.