Prefeito Darci participa de audiências na Caixa Econômica Federal e na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado

O prefeito Darci José de Lima da Rosa participou de importantes audiências na última quinta-feira (16/10), em Porto Alegre, na Caixa Econômica Federal e na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde tratou sobre projetos para captação de recursos da União e Estado para o Município de Glorinha.

A primeira audiência aconteceu com a Coordenadora da Caixa Econômica Federal, Mariana Chavier Thedy, onde foram encaminhados documentos complementares de projetos e revindicado prioridade para análise de projetos já entregues e liberação de recursos para obras em andamento.

Atualmente os projetos que estão tramitando junto a Caixa Econômica Federal estão na seguinte situação:

Item Objeto Órgão Valor de Repasse R$ Situação
1 Pavimentação Loteamento Popular Ministério das  Cidades. Emenda Dep. Jerônimo Goergen 245.850,00

Em fase de conclusão. Necessita pagamento da 2ª medição da obra.
2 Pavimentação em vias urbanas Ministério das  Cidades. Emenda Senadora Ana Amélia Lemos

245.850,00

Aguardando análise do projeto de engenharia.
3 Quadra Poliesportiva Coberta Loteamento Popupar. Ministério do Esporte. Emenda Dep. Carlos Gomes. 243.750,00 Aguardando autorização da Caixa para licitação.
4 Construção de Ginásio Esportivo junto a Escola Ary Soares. Ministério do Esporte. Emenda Dep. Carlos Gomes 487.500,00 Empenhado em 07/06/2017. Aguardando  assinatura de convênio.

No encontro, ficou confirmado o fortalecimento de ações em conjunto da equipe técnica da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal, para maior agilidade na aprovação de projeto, execução das obras e liberação de recursos.

O segundo compromisso ocorreu na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, onde prefeito Darci e o Secretário de Governo e Habitação, Renato Gemelli Bonadiman, estiveram com o Assessor Leandro Borges Evaldt, ex-prefeito de Morrinhos do Sul, onde foi tratado sobre a emendas dos deputados federais Carlos Gomes e Jones Martins (através do Vereador Everaldo Raupp), destinadas ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para aquisição de máquinas e equipamentos agropecuários. Os projetos já foram elaborados e cadastrados no SICONV – Sistema de Convênio do Governo Federal e já estão empenhados, ou seja, com reserva orçamentária garantida no orçamento de 2017, para liberação em 2018

Mesmo com a redução de valores dos recursos priorizados pelos Deputados, será possível o atendimento do Município na aquisição de duas máquinas importantes para prestação de serviços agropecuários e recuperação de estradas, conforme a seguinte especificação:

Item Objeto Órgão Valor de Repasse R$ Situação
1 Rolo compactador vibratório com tração no cilindro, potência mínima 80 Hp; peso operacional mínimo de 7000 kg; peso do módulo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, indicação da Emenda pelo Deputado Federal Carlos Gomes. 310.000,00

Recurso garantido no Orçamento 2017, através do Contrato de Repasse da Caixa Federal com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado.

Aguardando análise do projeto de engenharia.

2 Trator agrícola, potência mínima de 100cv, tracionado 4×4, motor a diesel. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, indicação da Emenda pelo Deputado Federal Jones Martins.

130.000,00

Outra prioridade que estava prevista para esta Emenda de Bancada, era a aquisição de uma máquina retroescavadeira. Porém com o corte de recursos, não foi possível o atendimento com os valores disponibilizados. Sendo assim, foi cadastrada mais uma proposta, pelo Município ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no valor de R$ 210.000,00, e o Prefeito está buscando apoio, junto aos Deputados, para que seja priorizada.