Prefeitos discutem prioridades para Plano Plurianual da Granpal

Prefeitos e secretários dos municípios da Região Metropolitana reuniram-se na sede da Granpal nesta quinta-feira (22), em assembleia ordinária. O encontro serviu para iniciar as tratativas para a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) da entidade, que será votado no final de agosto.

O PPA identificará as prioridades da Granpal para o período 2018-2021. Após a realização de consultas técnicas locais, os prefeitos definirão ações para áreas estratégicas como drenagem, contenção de cheias, segurança, iluminação pública e mobilidade urbana. “Precisamos adequar as necessidades dos municípios à nossa atuação da forma mais ampla possível”, definiu Luiz Carlos Busato, prefeito de Canoas e presidente da associação.

Entre outras pautas projetadas durante a reunião estão o estudo de viabilidade econômica e ambiental para implantação de rotas hidroviárias, em parceria com o Estado; a realização de novos pregões para compras coletivas; maior aproximação com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a negociação de precatórios; além da realização de novas reuniões com entidades, como a Corsan.

Correios e Fleeter apresentam soluções para gestão pública

No início do encontro, Francisco Santos de Jesus, gerente de vendas corporativas dos Correios, falou sobre a relação de serviços da empresa na área de logística. Segundo ele, a companhia já atua em parceria com outros governos, como é o caso das secretarias estaduais de Saúde de São Paulo e Minas Gerais. “Nossa intenção é aumentar o atendimento para órgãos públicos”, resumiu. Entre os destaques oferecidos estão armazenagem, catalogação e sistemas integrados de gestão e entrega.

Uma equipe de desenvolvedores web apresentou aos prefeitos as funcionalidades do aplicativo Fleeter, para a gestão eficiente de frotas. Através do app, é possível ter o controle completo dos fluxos de veículos oficiais, visualizando horários de partida e chegada, rotas percorridas, troca de turno etc. Há ainda a opção de compartilhar os carros. Um dos criadores da ferramenta, Gustavo Vicenconti, calcula que o aplicativo possibilite uma redução de 30% das frotas, para uma economia de pelo menos 15% em combustível.

Confira algumas imagens: