Prestação de contas dos serviços realizados pela Secretaria de Agricultura no 1º semestre do ano

Na noite da última quarta-feira (19/07) foi realizada a prestação de contas da Secretaria Municipal de Agricultura, no Glorinha Futebol Clube. Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Jean Medinger, apresentou o orçamento e as ações realizadas pela Secretaria no 1º semestre de 2017. Destacou a economia de R$ 106.004, 81, quando comparado com a projeção de gastos para o primeiro semestre do ano, que era de R$ 708.515,81. Ressaltou também a aquisição de implementos agrícolas e um trator, totalizando R$ 144.120,00, para melhor atender os produtores de nosso município. Enfatizou o aumento na arrecadação do Fundo Agrícola Rotativo Municipal (FARM), que no primeiro semestre de 2016 arrecadou R$ 41.423,74, enquanto no primeiro semestre desse ano arrecadou R$ 50.151,31. O saldo atual do FARM é de R$ 105.789,77.

Durante o encontro foi aberto um espaço para que os produtores rurais pudessem opinar sobre a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria e dar sugestões de melhorias a serem implantadas. Foi realizada uma pesquisa de satisfação, que obteve os seguintes resultados:

No final do evento o secretário de Governo e Habitação, Renato Bonadiman, expôs projetos que estão sendo realizados no setor agropecuário, com perspectiva de liberação de recursos, bem como a busca de cursos de qualificação profissional gratuitos, desenvolvidos pelo SENAR (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural). Apresentou dados sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, que está sendo elaborado em parceria com a comunidade, Emater e Prefeitura Municipal de Glorinha. Ao final, destacou a importância da participação de todos na votação da Consulta Popular, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto.

Fizeram-se presentes no evento o prefeito Darci José Lima da Rosa, o vice-prefeito e secretário de Agricultura Jean Medinger, demais secretários, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio Soares, o vereador Everaldo Raupp, o presidente do Sindicato Rural de Gravataí e Glorinha Manoel Valim, o deputado estadual Edu Oliveira, o vereador de Gravataí Dimas Costa, os representantes das agências do Banrisul e Sicredi de Glorinha, Roberta e Bruno e a representante do Remate Santa Úrsula, Aurea Cardoso.

Confira algumas imagens do evento: