Projeto de Compostagem na EMEI Isdra Abraham Isdra

A partir da necessidade de conscientizar desde cedo as nossas crianças quanto à preservação do meio ambiente e o cuidado com o planeta Terra, a Secretaria de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, em parceria com o vereador Oscar Berlitz e a colaboração da  Madeireira Glorinha, iniciaram um Projeto de Compostagem no mês de agosto, na EMEI Isdra Adraham Isdra, que recebeu o projeto e, em nome da diretora Scheila Santos Rosa, disponibilizou tempo e cuidados para a sua realização.

A compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, que forma um composto e  propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.

Os produtos da compostagem são largamente utilizados em jardins, hortas, substratos para plantas e na adubação de solo para produção agrícola em geral, como adubo orgânico,  devolvendo a terra e os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos. O composto resultante deste projeto será utilizado na horta da Escola.