Retomada das obras da Av. Dr. Pompílio Gomes Sobrinho

Após a verificação da necessidade de alterações no projeto de melhorias na Avenida Dr. Pompílio Gomes Sobrinho/RS 30, proporcionando mais eficiência na aplicação dos recursos, diminuindo a necessidade de 16 para apenas 03 cortes transversais na rodovia, para instalação de tubos para drenagem, pode-se aumentar a extensão paralela de tubos para mais 300 metros; alteração fundamental para o adequado escoamento e destinação das águas.

O Governo Municipal, através da equipe técnica e jurídica, além dos vereadores, não mediram esforços para providenciar a documentação necessária para aprovação do projeto no DAER – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem.

Junto ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, agente financeiro responsável pela liberação do financiamento, o prefeito municipal Darci José Lima da Rosa também esteve reunido, ainda no mês de fevereiro deste ano, reivindicando e garantindo a antecipação de valores, para que a obra ocorresse com agilidade. Sendo antecipadas duas parcelas no valor de R$ 680.000,00 (seiscentos e oitenta mil reais), que estão depositados na conta do município, para serem pagos à empresa, conforme a execução da obra. No decorrer da tramitação do pleito junto ao DAER, foram realizadas várias audiências, até mesmo com o Secretário de Transportes do Estado, para aprovação dos projetos.

Para dar agilidade ao processo, foi encaminhado um  Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, para que fossem autorizadas as tramitações realizadas. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e, após adequações ao contrato, de acordo com as exigências legais junto ao Setor de Compras e Licitações da Prefeitura, foi possível a retomada das obras.

Inicialmente estão sendo realizados os serviços de drenagem, com escavação a partir do Km 24+500 e em seguida instalados PVs (Poços de Visitas) e meios-fios. Posteriormente será instalada a rede de drenagem a cada grupo de estacas e pavimentação a cada trecho. Serão executados passeios (calçadas) e sinalização vertical e horizontal. A conclusão da obra está prevista para o mês de novembro deste ano.

Nesta semana, o prefeito esteve reunido com a equipe da Secretaria de Governo e Habitação, para estudar a possibilidade de buscar mais recursos para realização de obras complementares, como: iluminação, mobiliários, ciclovias e arborização. Além disso, a Prefeitura está buscando junto ao Governo Federal, recursos a fundo perdido para execução de uma rótula no cruzamento da Avenida Dr. Pompílio Gomes Sobrinho com a Avenida Avelino Maciel Neto, com projeto já cadastrado no valor de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais).