Como iniciamos o SIM de Glorinha?
No inicio do ano de 2007 veio até a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio assim nominada na época o Sr. Mathias empreendedor do município, solicitando que os produtos dele ora fiscalizados pelo Estado através do CISPOA fossem inspecionados e fiscalizados por órgão Municipal. Ocorre que este serviço não havia sido criado ainda.
Não havendo nenhum impedimento para a criação do mesmo o Sr. João Carlos Fialho Gomes prefeito neste período criou então a LEI nº 932, em 09 de março de 2007 que “ Dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal.
Esta ação através de outros empreendedores veio a ocorrer novamente a partir do ano de 2012, com a Granja Avícola, a fabrica de produtos cárneos ( embutidos) para que os produtos cadastrados no SIM fossem comercializados na merenda e no comércio local.
No final do ano de 2012 a Fabrica de Laticínios (cujos produtos são derivados do leite – queijo, creme de leite) suspende suas atividades atuando aproximadamente 20 anos com inspeção/fiscalização Estadual para migrar para inspeção municipal.
Contudo a fabrica de laticínios que comercializava seus produtos no município de Glorinha, e também em todo território estadual, passaria a vender seus produtos somente no município de Glorinha.
Para atender esta nova realidade e continuar mantendo a fabrica laticínios no município o Sr. Renato Raupp Ribeiro prefeito neste período autorizou o Serviço de Inspeção Municipal-SIM a solicitar adesão ao SIF- Serviço de Inspeção Federal.
Durante o ano de 2013 passamos a trabalhar incessantemente na busca pela equivalência do Serviço junto ao MAPA- Ministério da Agricultura. A abrangência de comercialização passaria a ser em âmbito Nacional, ou seja, em qualquer lugar do país.
Para que esta equivalência se tornasse possível ocorreram muitas mudanças desde a estrutura física, equipe com veterinário concursado, auxiliar de inspeção, auxiliar administrativo, veículo, computadores etc…;
– Legislações novas foram criadas, através de decretos;
– Programas de combate à clandestinidade, com parcerias formadas com a Vigilância Sanitária, Inspetoria veterinária;
– Programa de combate a fraude;
-Programa de educação sanitária ( palestras, inserções na mídia, reuniões técnicas etc…)
– Inspeções e fiscalizações.

Em 01 de novembro de 2013, após várias auditorias feitas pelos fiscais do MAPA ao SIM de Glorinha e ao estabelecimento, Fábrica de Laticínios Kronhardt, recebemos através do Diário Oficial da União
o parecer favorável a EQUIVALÊNCIA do Serviço de Inspeção Municipal –SIM de Glorinha ao SIF- Serviço de Inspeção Federal, doravante SIM/SISBI.

No ano de 2017 por intermédio Da Secretaria Da Agricultura , Pecuária E Irrigação do estado do Rio Grande do Sul, fomos beneficiados com o recebimento de um veículo utilizar nas ações de inspeção e fiscalização do SIM/SISBI .

Em janeiro de 2021 eram 2 estabelecimentos ativos e registrados: 2 unidades de beneficiamento de leite e produtos lácteos. Ampliamos para mais 2 estabelecimentos em agosto de 2021: 2 Unidades de Beneficiamento de carnes e produtos cárneos.

A equivalência do serviço de Inspeção Municipal de Glorinha ao S.I.F promove a saúde pública. Atua no combate a clandestinidade no combate a fraude, promovendoA equivalência do serviço de Inspeção Municipal de Glorinha ao S.I.F promove a saúde pública. Atua no combate a clandestinidade, no combate a fraude, garantindo a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, a proteção ao consumidor e contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento do setor agropecuário Glorinhense.