Unidade de Saúde da Família Maria da Glória Ferrugem é inaugurada

A Unidade de Saúde da Família Maria da Glória Ferrugem, situada na Rua João Osvaldo Rosa, n°248, no Centro de Glorinha, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (14). A cerimônia contou com a participação especial da Banda Municipal de Glorinha.

O prefeito Darci da Rosa ressaltou a alegria de disponibilizar um novo espaço de qualidade para a comunidade, cuja construção foi iniciada na gestão passada, concluída em 2017 e equipada em 2018. “Saúde e educação são prioridades em nossa gestão e não mediremos esforços para seguir aprimorando os serviços”, destacou o prefeito, enfatizando que a queda da receita poderá afetar a manutenção das estradas, mas que não serão reduzidos os recursos para o atendimento em Saúde e Educação.

O secretário de saúde Régis Fonseca destacou que nesta data de celebração, o município não tem apenas uma, mas duas vitórias para comemorar. A primeira sendo a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família e a outra diz respeito à Estratégia da Saúde da Família já implantada.  Ele ressalta ainda a importância das emendas parlamentares destinadas pelos deputados federais Carlos Gomes e Jerônimo Goergen, que ajudaram a viabilizar a aquisição de equipamentos para a nova Unidade. “A união da gestão atual e das passadas, bem como do Legislativo são essenciais para conquistarmos este casamento perfeito para um SUS eficiente: estrutura física e recurso humano adequado”, diz o secretário.

O secretário de Saúde informa ainda que o plano de governo, o qual sempre teve a saúde como prioridade estabelecida pelo prefeito Darci da Rosa, está sendo seguido como o esperado. A elaboração da rede de saúde ideal, que atenda todas as necessidades dos moradores, foi planejada para ser concluída nos primeiros dois anos, e os outros dois serão voltados a melhorias e aperfeiçoamento dos serviços. “Temos um time unido que busca o melhor para a nossa comunidade, embora as dificuldades e deficiências que ainda temos. No entanto, sabemos onde queremos chegar e o que desejamos é que Glorinha siga em direção ao crescimento”, destaca Régis Fonseca.

Segundo o plano de governo, falta ainda um serviço para completar a rede de saúde idealizada. Atualmente já foram inaugurados, o Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), o Pronto Atendimento 12H, o Serviço de Ambulância com Suporte Básico noturno, uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, somando às unidades de apoio do Capão Grande e do Maracanã.

Com muito esforço, nestes dois anos, a saúde do município agora conta com transporte eficiente para deslocamento de pacientes até Porto Alegre, farmácia com 100% do estoque abastecido e exames laboratoriais sem fila.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da primeira-dama Milene Rosa, dos secretários municipais e servidores, da coordenadora de Saúde do Estado Jussara Teresinha Soares, representando o governador José Ivo Sartori, do presidente da Câmara de Vereadores Erico Scherer, representando todos os vereadores, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Glorinha Auri Costa, do diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde Tiago Ramazzini, do ex- prefeito Dorival Medinger, do presidente do Rotary Glorinha Paulo José Correa, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gravataí Jaime Ziegler, do representante do Rotary Gravataí Parque dos Anjos Bruno Palaver, do representante do Rotary Gravataí Luis Paulo Ferrugem e dos membros da Urest Gravataí/Glorinha. Além da presença especial de Flávio Soares, que esteve representando os familiares da Sra. Maria da Glória Ferrugem.

Desde segunda-feira (17), as consultas agendadas na Atenção Básica do Centro de Saúde Sinval Guazzelli estão sendo realizadas exclusivamente já no novo endereço.