ITBI

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMOVEIS

Passo 1:  Faça o download da Guia Guia Informativa do Imposto deTransmissão

Após fazer o download do arquivo, preencher todos os campos, com obrigatoriedade de preenchimento do endereço completo do transmitente e do adquirente, inclusive telefone e e-mail do adquirente, pois será através do e-mail que o contribuinte irá receber a confirmação de que a guia de ITBI já está liberada.

É obrigatório também o preenchimento de todos os campos da localização do imóvel objeto da avaliação, inclusive o Ponto de Referência, para facilitar a vistoria prévia. Importante incluir o preenchimento da metragem do imóvel, testada, lados e fundos. Além disso, incluir mapa com a localização exata do imóvel.

Após o preenchimento de todos os dados, a mesma deve ser assinada pelo contribuinte ou com o carimbo do cartório onde será encaminhada a escritura pública de transferência do imóvel. Depois deve ser enviado para o e-mail tributario@glorinha.rs.gov.br, e aguardar retorno da liberação da mesma.

Após a avaliação da Guia de ITBI por um dos Fiscais Tributários o contribuinte receberá um e-mail informando o número da Guia de ITBI, e que a mesma já está disponível para pagamento.

Inicialmente o contribuinte terá que entrar novamente no site do município para emitir o boleto de pagamento da Guia de ITBI, através do seguinte caminho:

  1. Entrar no site glorinha.rs.gov.br
  2. A esquerda no site em Serviços ao Cidadão” clicar em “Serviços ao Contribuinte”.
  3. Clicar em “CONSULTA AOS DÉBITOS, EMISSÃO DE BOLETOS CND E ITBI
  4. Clicar em “Guia de Recolhimento” e seguir os passos conforme tela abaixo:
  1. Após emissão da Guia de Recolhimento o contribuinte deverá efetuar o pagamento em qualquer agência bancária. Após o pagamento, o contribuinte deverá aguardar 3 (três) dias úteis para emitir a Guia de ITBI.
  2. Para emissão da Guia de ITBI o contribuinte ira Entrar no site glorinha.rs.gov.br
  3. A esquerda no site em Serviços ao Cidadão” clicar em “Serviços ao Contribuinte”.
  4. Clicar em “CONSULTA AOS DÉBITOS, EMISSÃO DE BOLETOS CND E ITBI
  5. Clicar em “CND/ITBI/Inscrição Municipal/Lotacão Imovel” e seguir os passos conforme tela abaixo:

   Após emissão do boleto, deverá ser encaminhada cópia da Guia de ITBI e do comprovante de pagamento ao cartório onde será efetuada a transmissão. 

ENTRE EM CONTATO COM O SETOR TRIBUTÁRIO ATRAVÉS DOS CONTATOS:

tELEFONE

3487-1020 Ramal 215

Whatsapp

51 99994-5251