Dados Gerais


 

Nome do prefeito:
 DARCI JOSÉ LIMA DA ROSA
Nome do vice-prefeito:
 JEAN ELIEL MEDINGER
Presidente da Câmara Municipal:
 JOSÉ FLÁVIO CKLESS SOARES
Data de criação do município:
 04/05/1988
Área total(2015):
 323,64 Km²
Distância da capital (Porto Alegre):
 54 Km
Associação Municipal:
 GRANPAL / FAMURS Comitê da Bacia do Rio Gravataí
Conselho Regional do RS:
 COREDE do Delta do Jacuí
Número de propriedades rurais:
 1.353
Área média das propriedades rurais:
 34,71 hectares
População(2015):
 7.419 
Endereço da Prefeitura:
 Av. Pompílio Gomes Sobrinho, 23400
Fone/Fax: (051) 3487-1020

Dados Geográficos


  Distante a apenas 54 quilômetros de Porto Alegre, e destacado pelo apropriado título de Um Paraíso Entre a Capital, a Serra e o Mar, o município de Glorinha abriga 7.419 habitantes (segundo dados do censo de 2015), numa exuberante área verde de 323,6 quilômetros quadrados, dividida entre sítios de lazer, colinas, açudes, matas, cascatas, fazendas com criação de ovinos, bovinos, equinos, caprinos, búfalos (ou bubalinos), sítios de criação de avestruzes e inúmeras outras belezas naturais.

  Dispondo de uma área geograficamente privilegiada, transformou-se em eixo de deslocamento perfeito para os moradores da Serra que se locomovem para o Litoral Norte do Estado, e vice-versa.

  A partir do trevo de acesso, que liga o centro da cidade à auto-estrada federal BR-290 (a primeira freeway do Brasil, inaugurada em 1972), Glorinha constitui-se na opção mais econômica e rápida de ida e volta às praias mais famosas do Rio Grande do Sul, como Tramandaí (a metrópole do verão gaúcho), situada a apenas 80 quilômetros.

   Contando com vias de acesso como a RS-030 (a primeira estrada asfaltada do Estado, inaugurada em 1936, e que corta Glorinha em seu perímetro central) o turista chega ao seu destino de férias e lazer com a economia de, no mínimo, uma hora entre Serra e Mar.
Além de toda essa comodidade, há a preciosa oportunidade de conhecer ou visitar novamente todas as atrações do município e também as de seus quatro importantes vizinhos: Taquara, 25 quilômetros ao norte; Viamão (a primeira Capital do Estado), 15 quilômetros ao sul; Gravataí (o outrora município-mãe de Glorinha), 20 quilômetros a oeste, e Santo Antônio da Patrulha, 25 quilômetros a leste. Também muito próxima, a apenas 60 quilômetros, a célebre Gramado, um dos pólos turísticos mais procurados do país.

Municípios Limítrofes:

Norte: Taquara
Sul: Viamão
Leste: Sto. Antônio da Patrulha
Oeste: Gravataí

 (PDF) Mapa do município de Glorinha

 (PDF) Mapa urbano de Glorinha


Fontes das Informações

  As informações são oriundas de pesquisas e levantamentos correntes do IBGE e dados de outras instituições, como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, Ministério da Educação e do Desporto – INEP/MEC; Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, Ministério da Saúde – DATASUS/MS; Tribunal Superior Eleitoral – TSE; Banco Central do Brasil – BACEN/MF, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda – STN/MF e Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN/MJ  e Fundação de Economia e Estatística do RS – FEE/RS