Na última semana foram realizadas reuniões nas localidades do interior de nosso município para apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDRS. O Plano tem por objetivo levantar informações de grande importância para o desenvolvimento da agricultura de nosso município, fomentando, assim, a geração de trabalho e renda no meio rural, valorizando e despertando o interesse da sucessão rural, ou seja, da vontade dos jovens em atuar na atividade agropecuária.
A elaboração do PMDRS, também servirá como base, para elaboração do PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) que o prefeito municipal, Darci José Lima da Rosa, encaminha para Câmara Municipal de Vereadores, para definição do Orçamento do Município de Glorinha nos próximos anos.
O primeiro passo já foi realizado. Com a oportunidade de participação de diversos agricultores, estudantes, professores e lideranças de todas as regiões do município nos encontros, foram apresentadas as potencialidades, as dificuldades enfrentadas pelo setor e excelentes alternativas para serem implantadas. O próximo passo serão as visitas nas propriedades para levantamentos, que têm por objetivo o auxilio no planejamento das atividades das famílias rurais.
O secretário municipal de Governo e Habitação, Renato Bonadiman, ressaltou a importância e sucesso das reuniões já realizadas.
“O PMDRS será muito importante para o desenvolvimento da agropecuária de Glorinha. Ficamos impressionados com a excelente participação dos munícipes nas reuniões, onde foi demonstrado grande interesse pela atividade, ideias excelentes e possíveis a serem realizadas. Isso fará com que o PMDRS de Glorinha esteja de acordo com a realidade do município, sendo uma peça fundamental para o desenvolvimento, geração de trabalho e geração de renda no meio rural.”
A elaboração do Plano tem envolvido várias entidades e comunidades ativas no meio rural, para viabilizar um trabalho eficiente de bons resultados.
As entidades envolvidas na Elaboração do Plano, são as seguintes:
- Prefeitura Municipal de Glorinha e as Secretarias Municipais;
- Câmara Municipal de Vereadores de Glorinha;
- EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural;
- Comunidades do município.
Órgãos para quem se objetiva apresentar o Plano em busca de apoio para o Desenvolvimento do Setor Agropecuário de Glorinha:
- Sindicato dos Produtores Rurais de Gravataí e Glorinha – RS / SENAR;
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul;
- Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul;
- Agentes Financeiros (bancos que podem proporcionar linhas de crédito rural).
A metodologia que está sendo adotada para elaboração é a seguinte:
1º Passo: Apresentação para as comunidades rurais, onde explica o que é o PMDRS, para que precisa ser feito, quais os principais objetivos, levantamento das demandas da comunidade, diagnóstico da situação atual, ideias e alternativas para o desenvolvimento do setor agropecuário do município de Glorinha;
2º Passo: Mapeamento da situação das propriedades rurais do município, através de visitas, diretamente nas propriedades, com levantamentos de: quantas pessoas vivem na propriedade, qual a situação da área, o que produz, o que pretende produzir, que tipo de apoio precisam para fortalecer a atividade;
3ª Passo: União de todas as informações, para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Glorinha;
4º Passo: Apresentação do Plano em um grande evento, com a participação de agricultores, autoridades municipais, estaduais e federais, para demonstrar o caminho necessário para o fortalecimento do setor agropecuário do município, nos próximos 04 anos.
Confira algumas imagens!