Uma apresentação de ballet encerrou a abertura da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência nesta segunda-feira (21), na qual estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social de nosso município, Isabel Cristina Castro e a primeira-dama, Milene Lempek Rosa. O bailarino Lucas Andrades e a coreógrafa Andréa Beal prenderam o olhar da plateia presente no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, com uma coreografia emocionante. “O que as pernas não me dão, a dança me dá. Dançar, pra mim, é uma libertação”, descreve o jovem de 23 anos, nascido com mielomeningocele – problema congênito que o privou dos movimentos da cintura pra baixo.
Após a performance, a dupla recebeu o abraço do governador José Ivo Sartori e da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. O governador destacou a importância desta 23ª edição, que em 2017 tem o tema Todos pela acessibilidade e inclusão. “As pessoas com deficiência sentem na pele, todos os dias, as dificuldades que surgem quando o setor público falha na assistência social, educação, saúde e justiça. As reivindicações nos ajudam a saber onde é preciso melhorar. Estamos trabalhando para isso, mas ainda temos muito a fazer”, ponderou.
Para Maria Helena, a data é relevante para fazer a sociedade refletir sobre o assunto. “Temos que falar sobre acessibilidade e inclusão. Temos que mostrar o protagonismo das pessoas com deficiência em diversas áreas, como esporte, cultura, educação, mercado de trabalho. Eliminar as barreiras que ainda existem é uma tarefa de todos nós”, alertou.
Sartori acrescentou que “não existe limitação maior do que a incapacidade de se colocar no lugar do outro. Nossa obrigação é melhorar a vida das pessoas. Continuem contando com a gente”.
A programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência vai até o dia 28, com atividades culturais, esportivas e seminários sobre acessibilidade e inclusão. Para o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), um dos destaques é a primeira Expotai (Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão), que acontece entre 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico, no bairro Rubem Berta, na capital. “A feira vai apresentar produtos e serviços que facilitam a rotina das pessoas com deficiência. Além disso, será o grande momento de participação da sociedade”, disse Roque Bakof.
Texto: Vanessa Felippe/SDSTJDH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom