Implantação da Estratégia Saúde da Família

Foto: Jornal de Glorinha

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou à população de Glorinha, em um ato realizado na manhã de ontem (21), no Centro de Saúde Synval Guazzelli, a implantação da Estratégia Saúde da Família, visando o fortalecimento da Atenção Básica em nosso Município.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) prima pela reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos do SUS.

As duas equipes multiprofissionais de ESF contarão com os seguintes profissionais: médico; enfermeiro; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde.

Com muito esforço da Administração Municipal e dedicação dos profissionais da Secretaria de Saúde, a partir da implantação das duas Equipes de ESF, o Município passará a receber recursos Federais e Estaduais, por meio do Piso de Atenção Básica Variável, no valor aproximado de R$ 20.000,00 por mês, para custeio das Equipes, e de R$ 10.140,00 por mês, para custeio dos Agentes Comunitários de Saúde. Além do recurso de custeio, haverá o repasse de R$ 70.000,00, referente à implantação da ESF, advindos do Estado e da União.

O secretário de Saúde, Régis Fonseca ressaltou a importância da implantação do ESF em nosso município.

“É um momento histórico para Glorinha, pois marca o início de um novo modelo de Atenção Básica, onde todo o trabalho realizado terá como principais enfoques a política de prevenção e promoção da saúde”, salientou o secretário.

Estiveram presentes no ato o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Soares, demais vereadores, secretários municipais, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Auri Costa, integrantes das duas equipes do ESF, o deputado federal Jones Martins, o vice-prefeito, Jean Medinger, a primeira-dama, Milene Lempek Rosa e o prefeito Darci José Lima da Rosa, que agradeceu a todos que fizeram parte dessa importante conquista, que muita fortalecerá a Atenção Básica em nosso Município.