Na IV Semana de Valorização da Família, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da equipe técnica do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ofereceu aos participantes uma grande oportunidade para discorrer sobre o tema “A Importância de Valorizar a Família”, fazendo-os refletirem o quanto é desafiador nos dias atuais, mediante tantas mudanças e transformações em nossas relações interpessoais, perceber a maneira como enxergamos a família.
No dia 26, a abertura oficial, feita pela Secretária Isabel Cristina Castro, contou com a presença do prefeito Darci José Lima da Rosa, do Delegado Regional do Trabalho, Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos do RS, Sr. Jeferson Nunes Rodrigues, do ex-vereador de Gravataí Elio Bitello, além de diversos secretários e grupos atendidos pelo CRAS, em especial o “Mulheres Guerreiras”. Na sequência, houve uma apresentação da Oficina de Música do Coral Conviver, sob a regência da voluntária Madalena Vargas, além da Oficina de Artesanato da Casa do Artesão, conduzida pelas oficineiras voluntárias Ariane, Cátia e Marilene.
No dia 27, foi a vez dos presentes prestigiarem uma apresentação da Banda Municipal de Glorinha no Encontro da Arte Saudável de Envelhecer, do Grupo Conviver, e na ocasião, os presentes puderam ouvir a palestra “Saúde na Terceira Idade”, ministrada pelo Naturólogo Leonardo de Conto Meneguzzi, do Instituto Inanis, de Porto Alegre.
No dia 28, foi a vez da palestrante Samanta Schonardie, Neuropsicopedagoga especialista em comportamento infantil e processos de aprendizagem falar aos presentes sobre “Maternagem, Vínculos e Limites”, em especial ao Grupo Cantinho da Família.
E no encerramento, dia 29, além da reunião geral para os Beneficiários do Programa Bolsa Família, foi realizada uma esclarecedora palestra sobre “Relações Familiares e Dependência Química!, ministrada pela Srª Narenir (Nara) e Jarbas Roballo da Cunha – ambos voluntários do Amor Exigente (AE) de Canoas.
“É muito importante salientar que este trabalho contou com a participação ativa de toda a equipe, cujo engajamento foi de fundamental importância para o sucesso das atividades, lembrando que o ambiente de trabalho também forma um tipo de família, pois os laços familiares são formados de diversas maneiras. Saliento, também, que durante a semana a reflexão e a certeza de que não precisamos de muitas coisas para valorizarmos nossos familiares, foi uma das principais mensagens deixadas a todos os presentes em todas palestras e atividades realizadas. É essencial nunca nos esquecermos que a família é um forte abrigo, pois quando estivermos perdidos, é lá que sempre podemos recorrer e sermos acolhidos. Valorizar a família torna nossa vida melhor e nos torna pessoas mais felizes!”– ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Isabel Cristina.
Confira algumas imagens: