Reflexões sobre o Rio Gravataí e animais são temas da Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente teve início, nesta manhã de quarta-feira (13), com palestra ministrada pela bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Priscilla Kiscporski. O intuito é incentivar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural.

As atividades são principalmente voltadas às escolas, a fim de possibilitar que já na infância, cada criança possa perceber seu papel na sociedade como agente de mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Entre os assuntos tratados, a bióloga deu bastante ênfase ao que cada um pode fazer para preservar o Rio Gravataí e amenizar os problemas sofridos por ele. Alguns dos exemplos dados foram a necessidade da proteção dos banhados e florestas presentes no município, já que a maior parte do rio é formada por eles. Além da obtenção de uma estrutura de fossa, filtro e sumidouro, por famílias que não tem ligação com a rede de esgoto, evitando assim, a ida do esgoto para o córrego e consequentemente, o aumento da poluição do rio.

De olho nos problemas enfrentados por Glorinha, foram abordados também os maus tratos e abandono de animais , assim como, a importância da separação dos lixos secos (papel, plástico, vidro, metal) dos demais. Na oportunidade, a bióloga informou aos presentes sobre a abertura até o final do ano, da Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Glorinha (Coopertrag).

Aberta ao público, as palestras ocorrem até sexta-feira (15), das 9h até às 11h e das 14h até às 16h, no Glorinha Futebol Clube.