Glorinha segue em bandeira vermelha, mas pode seguir as regras da bandeira laranja por não ter morte nem internações por coronavírus há 14 dias

Um alento para comerciante e empresários locais durante a pandemia. Glorinha passa a utilizar as regras de distanciamento social no padrão Bandeira Laranja, conforme o decreto municipal n°4985 de 20 de julho de 2020, em razão de não ter registrado óbito e internação de caso grave nos últimos 14 dias, requisito do Governo do Estado que permite essa flexibilização. Porém, o Município está sob o alerta de Bandeira Vermelha, em razão das unidades de referência de maior complexidade médica estarem em lotação máxima, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A notícia é boa, mas é necessário a compreensão de que todos os cuidados seguem, principalmente do uso de máscaras e do distanciamento social. O novo decreto flexibiliza o trabalho de inúmeros estabelecimento, mas alguns serviços continuam proibidos, como o autosserviço (Buffet) em restaurantes, o que está permitido é servir pratos feitos ou “à la carte”. Eventos públicos, clubes sociais, bares e festas permanecem fechados ou proibidos.

Em média, a maioria dos estabelecimentos poderá abrir suas portas e acolher até 50% da capacidade de clientes, de acordo com o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). Para saber sobre o funcionamento específico de cada segmento e a quantidade de trabalhadores permitida, basta acessar o site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/ e consultar o ramo de atuação.

Os serviços da Prefeitura

Os setores Tributário, Protocolo e Tesouraria voltam a realizar atendimento presencial, respeitando as normas de prevenção sanitária e de distanciamento, das 8h às 14h de segunda a sexta-feira. As demais repartições funcionam em expediente interno, sem atendimento ao público. A Secretaria Municipal de Saúde e todas as suas unidades de atendimento seguem funcionando normalmente.

Decreto sobre o serviço público n° 4986