Crescimento de 500% em benefícios concedidos, Desenvolvimento Social oferece serviços de ajuda na pandemia

Equipe da SMDS motivada em ajudar na pandemia

Quando o ano de 2020 começou, ninguém apostava que uma pandemia assolaria o planeta e que o modo de vida e os seus meios de subsistências seriam fortemente afetados. Não havia um planejamento global que desse conta de conduzir a humanidade contra um inimigo ao qual o seu poder era desconhecido. Entre a prevenção e a busca por uma vacina, diversos dilemas e teorias foram surgindo durante a quarentena.

Como qualquer cidade brasileira, Glorinha convive nessa nova situação. Porém, o trabalho e a busca por soluções são o norte da Prefeitura nas suas diversas secretarias. É o caso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que segue atendendo todos os moradores que necessitam de apoio e suporte, principalmente nessa fase de pandemia. A secretária da SMDS, Silvana Tavares Soares, revela que houve elevação de quase 500 % no número de benefícios concedidos por meio do órgão, se comparado o mês de janeiro com abril, mesmo assim a estrutura e a equipe têm capacidade operacional de acolher os moradores.

“Qualquer cidadão que esteja com privações, pode nos procurar. Estamos auxiliando quem está com dificuldade de obter o Auxílio Emergencial e disponibilizando cestas básicas, kit de higiene e máscaras para quem não tem renda nesse período. Para isso, basta vir aqui na Secretaria e solicitar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, destacou.

A secretária também aponta que houve mudança na rotina do departamento. Os serviços de cadastramento e atualização de dados como no Programa Bolsa Família, atendimentos como o grupo da 3° Idade estão parados. “Com a pandemia, não há cancelamento dos programas sociais. Ou seja, quem estava recebendo seguirá com os valores em dia. Quem precisa de suporte financeiro será encaminhado ao Auxílio Emergencial, provisoriamente. Apenas o Benefício de Prestação Continuada (BPC) segue recebendo inscrições normalmente”, explicou Silvana.

Atendimentos em 2020

Com o início da pandemia a solicitação de serviços aumentou, conforme os registros da SMDS. Mesmo com o crescimento na procura, Silvana afirma que há suporte para todos que exijam de atenção. Veja alguns dados:

Janeiro: Atendimentos particularizados: 182 | Outros benefícios concedidos ou entregues: 39
Fevereiro: Atendimentos particularizados: 134 | Outros benefícios concedidos ou entregues: 42
Março: Atendimentos particularizados: 213 | Outros benefícios concedidos ou entregues: 100
Abril: Atendimentos particularizados: 401| Outros benefícios concedidos ou entregues:188

Serviço:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fica na avenida Dr. Pompílio Gomes Sobrinho, 24070 | Telefone: (51) 3487-1522 | (51) 3487-1486

Horário de expediente: das 8h às 12h e das 13h às 17h