Reabertura do Posto de Apoio do Maracanã é nessa quinta-feira

O frio chegou na manhã dessa segunda-feira, e a secretaria Municipal de Saúde se aqueceu com os trabalhos preparativos para a reabertura do Posto de Apoio do Maracanã. Em reunião no Gabinete do Prefeito, uma equipe de servidores planejou os métodos e procedimentos que serão aplicados na reabertura da unidade, que passou por melhorias e ainda, contará com o serviço de telemedicina, a partir das 8h, dessa quinta-feira, e também com atendimento presencial de um clínico geral.

Com o início da pandemia, houve redução nas consultas eletivas no Posto, o que fez a Secretaria optar por fechar a unidade por um tempo determinado. Nesse período, foram feitas melhorias, entre elas a instalação do ‘toten’ para telemedicina. Mesmo de portas fechadas, o trabalho não parou, como destaca o prefeito Darci Lima da Rosa. “Com a vinda do inverno e a qualificação dos nossos agentes podemos retornar ao atendimento com segurança e devolver a comodidade aos moradores do Maracanã. Nesse momento, todo serviço de saúde é fundamental e precisa estar acessível à população”.

A volta dos atendimentos ocorrerá às 8h dessa quinta-feira, 18, na qual terá consultas de um clínico geral até às 12h. Além disso, os demais exames e testes rápidos voltarão a ser feitos, como diz o secretário de Saúde, Márcio Centeno. “Estamos felizes em retomar as atividades no Maracanã. O atendimento médico presencial volta como era tradicionalmente, nas manhãs de quintas-feiras. A partir da próxima semana, nas terças e quartas-feiras ocorrerão as consultas de telemedicina. Os testes rápidos como de HIV, Gravidez, Hepatite B ou C também retornam bem como a troca de curativos”, destacou.

Em caso de Covid

Responsável pelo Posto de Apoio no Maracanã a enfermeira, Daniela Duarte, revela que a unidade está apta em encaminhar possíveis pacientes infectados com a Covid19. Ela orienta que todos que tenham febre, com acréscimo de algumas das opções como: dor de garganta, ou perda de paladar e ainda dificuldade de respirar são possíveis suspeitos de estar com o coronavírus. “Os moradores locais se estiverem com esses sintomas podem nos procurar, que daremos todo suporte e orientações. Porém, quem estiver com falta de ar crônica deve ir imediatamente em um serviço de emergência”, frisou.

Outros serviços oferecidos:

Coleta de CP (exame de detecção de câncer de colo de útero);

Troca de curativos;

Testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatite B e C e Gravidez;

1° Consulta Pré-natal;

Controle de pressão e HGT (glicose).