RGE em parceria com a Secretaria de Educação organiza CINESOLAR no município

Nesta terça-feira (4), os representantes da RGE, Cristiano Pires, Thiago Paz e Ivan Meireles, estiveram conversando com o prefeito Darci da Rosa sobre ações culturais e educacionais futuras que pretendem realizar em Glorinha. Logo em seguida, o grupo e o produtor do CINESOLAR, Peri Carvalho, apresentaram o projeto que une cinema e sustentabilidade para a secretária de Educação, Neusa Schmidt, a diretora da Educação, Josie Alves e a coordenadora pedagógica, Tatiana Wilde.

O CINESOLAR, desenvolvido pela empresa Brazucah, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.

A estação móvel é equipada com placas solares capazes de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição formada por projetor e sistema de som. Ele transporta toda a estrutura do evento, composta por cadeiras para o público e tela de cinema. Com uma estrutura auto-suficiente, o furgão é capaz de realizar projeções de filmes em qualquer localidade. Além de realizar uma sessão sustentável, o projeto conta ainda com atividades de:

-Eco-grafite: Oficina de grafite que utiliza tintas produzidas pelos participantes com pigmentos naturais, como o café e a beterraba.

– Dj-Eco: Trupe de artistas que realizam sets de música e danças com instrumentos acústicos e eletrônicos interagindo com o público.

-Música Orgânica: Oficina que possibilita aos participantes criarem músicas através de instrumentos produzidos por eles mesmos a partir de materiais recicláveis.

-Eco-expo: Exposição do veículo do Cinesolar com exibição de monitores e infográficos que explicam o funcionamento do carro e informam os princípios básicos da energia solar.

-Oficinema Solar: Oficina de produção de vídeo com abordagem de técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização. Abordando temáticas ambientais e locais, o filme é produzido pelos participantes e exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema.

A estação móvel ainda não tem data definida para estacionar em Glorinha, mas promete trazer muita arte, cultura e sustentabilidade para os moradores do município.

“É com grande gratidão que recebemos mais esse projeto patrocinado pela RGE, em nossa cidade, que estimula a educação sustentável em nossos alunos e em suas famílias”, diz entusiasmada a secretária de Educação, Neusa Schmidt.