Semana da Juventude: programação intensa para adolescentes e jovens

A Semana da Juventude, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto, organizada pela Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Turismo e Esportes, no Clube de Glorinha, trouxe temas relevantes relacionados à motivação e empreendedorismo jovem, além da importância da música neste processo.

A programação foi criada em simetria à celebração do Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto. O principal objetivo da mobilização é auxiliar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como protagonistas das suas próprias histórias e o que as suas ações refletem no futuro do planeta.

Na manhã de quarta-feira (22), os alunos das escolas de Glorinha participaram da abertura oficial da Semana da Juventude, que contou com a apresentação mais que animada da Banda Municipal e com a palestra “Vale a pena?”, ministrada por Tiago Sperb. À noite, o público em geral e a Escola Estadual Deoclécio Ferrugem puderam apreciar uma boa música e assistir a palestra de Marcelo Lemos, que falou sobre autoestima, motivação e drogas.

O segundo dia da programação da Semana da Juventude, na quinta-feira (23), começou animado com apresentações musicais realizadas pelos alunos inscritos nos projetos da Secretaria da Juventude e pela palestra de Cristhian Westphal, apaixonado por ciência e astronomia. O palestrante tratou temas relacionados ao empreendedorismo jovem, a fim de, instigar a curiosidade dos presentes e mostrar a importância de investir em o que eles realmente gostam de fazer. À tarde, o professor de música Jézer Santos falou sobre a importância da música e de como ela transforma vidas. Durante o dia todo, a Caravana da meia entrada esteve presente no local.

Na tarde de sexta-feira (24), os alunos da Escola Deoclécio, por conta das fortes chuvas que ocorreram no dia, não puderam se locomover até o Clube para participar da palestra do projeto Papo de Responsa da Polícia Civil. Por isso, a inspetora civil foi até à Escola Municipal Álvaro Ferrugem, onde teve uma produtiva conversa com os alunos do 7º e 9º ano. Todos tiveram ainda a oportunidade de participar de uma aula aberta de violino com a presença especial do professor, Giovani dos Santos.

À noite, o encerramento da Semana da Juventude foi em grande estilo com o sarau dos talentosos alunos do projeto de musicalização. Crianças e adultos demonstraram através de apresentações de violão, violino, trompete e saxofone, tudo o que estão aprendendo desde o início das aulas. “Foi encantador, a noite ganhou um toque especial com as apresentações e presença dos pais e amigos dos alunos”, destaca a coordenadora da Juventude, Patrícia Mendes. Os professores Jézer Santos e Wiliam Ferrugem sentem-se orgulhosos com a evolução que cada aluno vem demonstrando, não só na música, mas também em suas vidas pessoais. “A música é capaz de transformar vidas”, finalizam os professores.

Agradecimentos especiais às Escolas Municipais Ary Soares, Coronel Sarmento e Álvaro Ferrugem e Escola Estadual Deoclécio Ferrugem. Madeireira Glorinha, Barbearia JP e Felipe Barbearia, Casa do Artesão de Glorinha,Biblioteca Municipal Julio Ribeiro, Francine Dias Designer Gráfico, Freesom sonorização, aos nossos queridos palestrantes que não mediram esforços e vieram com muita boa vontade a fim de plantar a sementinha do bem nos corações de nossos adolescentes e jovens, são eles, Tiago Sperb, Marcelo Lemos, Cristhian Westphal e Márcia Santos….aos professores e funcionários  que acompanharam os alunos e à todos visitantes em geral.

O tema da semana da Juventude foi: “Seja protagonista da sua própria história”. A equipe da Secretaria da Juventude gostaria de deixar uma mensagem a todos os jovens: “nós acreditamos em vocês e desejamos que todos façam belíssimas histórias”.